quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


PROFISSÃO: Perito judicial

Prescila Alves Pereira

Sempre que digo que sou Perita Judicial me perguntam: o que exatamente é ser um Perito Judicial?
Para ser um Perito Judicial é necessário possuir curso superior e ser expert em determinada área, como a contabilidade, medicina, engenheiro ambiental, entre outros. Ser expert significa conhecer além da própria área, por exemplo, um Perito Contábil precisa realizar cálculos para fornecer o laudo, assim sendo, precisa entender muito bem sobre matemática básica e principalmente financeira. Precisa também conhecer sobre tributos e gestão empresarial, bem como tudo sobre acordos contratuais.
Todo perito tem que possuir um mínimo de conhecimento de Direito, uma vez que lidarão com procedimentos legais, como prazos e protocolo de petições. Como Perita, sou bacharel em ciências contábeis, Direito, licenciatura plena em matemática, especialista em cálculos e Direito empresarial. Além de conhecer matemática, o Perito contábil necessita saber lidar muito bem com cálculos no sistema, precisando assim saber aplicar a fórmula matemática na linguagem do sistema. O perito deve saber que sua vida será de constante busca do conhecimento, devendo para tanto, estar sempre estudando.
Mas a profissão de Perito não se restringe aos conhecimentos técnicos da área em que esse profissional vai atuar. Para ser Perito, é necessário possuir reputação ilibada, ser impessoal na produção do laudo, ter idoneidade profissional e ter consciência de que a emissão de seu laudo será subsídio de fundamentação na sentença final, o que requer extrema responsabilidade e compromisso para com a verdade.
Toda vez que uma lide possuir dados obscuros, o Perito Judicial é intimado a esclarecer essa obscuridade, tendo como finalidade fornecer prova científica ou material, através do procedimento necessário, de acordo com a causa apresentada, servindo assim, de subsídio para uma decisão justa da lide.
Os campos de atuação para o Perito são as Justiças Federal, Estadual e do Trabalho. Pode atuar também como Perito Assistente em benefício da parte que o contratar.
A profissão de Perito é vista como uma profissão muito honrada e esses profissionais são bastante respeitados no meio.
OBS: A foto é da linda atriz Jacquelina Dalabona.

Nenhum comentário: