quinta-feira, 18 de março de 2010


O SUCESSO OU FRACASSO DE SUA EMPRESA
Prescila Alves Pereira

Com a globalização e o plano de crescimento acelerado, cada dia mais e mais empresas entram no mercado aumentando, dessa forma, a concorrência. Com o aumento da concorrência, muitas empresas tomam a iniciativa de aumentar sua participação no mercado econômico. Mas, apesar de todas as estratégias, nem sempre conseguem aumentar sua participação e tão pouco seus lucros nesse mercado, hoje, muito mais competitivo do que ontem.
Assim sendo, surgem as perguntas: Por que apesar de todas as estratégias adotadas, não tenho conseguido alcançar o sucesso almejado? Em que estamos falhando? Seria na mão de obra que não está tão bem qualificada para o concorrente mercado atual? O ideal seria trocar toda mão de obra ou qualificar melhor a já existente?
Diante de todo quadro de lucro cada vez menor, a primeira decisão que se toma geralmente é o corte ou substituição de mão de obra. No entanto, essa estratégia não é correta. Mesmo contratando novos funcionários por um salário menor, a empresa pode sofrer perdas ainda maiores devido a essa atitude. Mas o que seria correto?
Pesquisas têm demonstrado que o maior responsável para o fracasso de uma empresa está no ATENDIMENTO. Assim sendo, como você tem atendido aos seus clientes? O atendimento eficaz é aquele em que o dono tira um tempo para visitar seus clientes, tomar um café e medir como anda o atendimento de sua empresa para com esses clientes e, trazer para sua equipe o que o cliente espera ao entrar em sua empresa. O bom atendimento não faz acepção de pessoas, atende a todos do mesmo modo. O bom atendimento traz estampado um sorriso no rosto. O bom atendimento é gentil, educado, atencioso. Mas apenas o atendimento seria o vilão dos fracassos das empresas que não conseguem se manter no mercado? Com certeza que não, porque para bem administrar uma empresa, é necessário agir como um maestro que mantém sua equipe em perfeita sintonia. É necessário inovar, descobrir produtos novos que irão atrair a atenção de novos clientes. É preciso ser criativo.
Sempre perguntar: o que vai atrair uma nova clientela? Preço? Qualidade? Prazo? Nem sempre. O diferencial esta em amaciar o ego do cliente. Fazer ele se sentir a pessoa mais importante do mundo. Assim sendo, deve-se aliar o bom atendimento a preço, qualidade, prazo e terá formado a fórmula que funciona para ser sucesso no competitivo mundo econômico de hoje.
E ter sempre a humildade de inovar as estratégias, corrigir falhas, ter em mente novos planos de ação e a disposição de acatar o novo, tudo pensando em como melhor atender o consumidor de seu produto, e com isso, garantir o sucesso de sua empresa.

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