
SEUS PROBLEMAS E O ARQUITETO DO UNIVERSO
Prescila Alves Pereira
As preocupações é um fator que nos acompanha no decorrer de toda nossa vida. Preocupação com os estudos, com as contas a pagar, com o bem estar da família, com a educação dos filhos e, assim por diante. Ter preocupações é fato normal, o que não é normal é deixar as preocupações tirar nossa paz a ponto de termos insônia por causa delas. Mas como lidar com as preocupações da vida sem que elas consumam nossa energia, a ponto de prejudicar nosso cotidiano?
O pai da Psicologia aplicada, o Professor William James sabiamente ensinou que primeiramente devemos analisar sem medo e honestamente a situação, imaginando o que de pior poderia acontecer como resultado do problema em questão. A partir do momento que tomamos consciência do que poderia acontecer de pior, passamos a sentir um alívio. Isso porque, tendo noção das probabilidades, temos também noção das possíveis soluções. Em segundo plano, devemos procurar aceitar todas as conseqüências, se necessário for. Quando se pensa no pior que poderia acontecer e se aceita as conseqüências que poderão advir desse pior, sentimos uma sensação de paz. Em qualquer situação, devemos sempre pensar que seja de que tamanho for o problema, devemos encará-lo de frente. Não adianta ir empurrando o problema para o dia seguinte, a semana, o mês e assim por diante. Porque quanto mais tempo demoramos em resolver um problema, mais energia e desgaste temos de nós mesmos. O alívio só vem, quando traçamos uma medida de solução e a colocamos em prática. Em terceiro plano, passe a dedicar calmamente o seu tempo e a sua energia ao esforço de remediar as piores possibilidades já aceitas mentalmente. Respire fundo, mantenha a calma e mãos à obra.
Quando estamos preocupados, o nosso espírito pula de uma coisa para outra, e perdemos todo o nosso poder de resolução. Por isso a importância de se manter a calma para resolvermos os problemas de nosso dia a dia, bem como os problemas de nossas vidas. A aceitação do que aconteceu é o primeiro passo para se vencer as conseqüências de qualquer infortúnio. Perder tempo choramingando por aquilo que não pode ser remediado é tolice. Infelizmente, o tempo não volta atrás. A verdadeira paz advém da aceitação do que pode nos acontecer de pior, porque quando já aceitamos o pior, não nos resta mais nada para perder. Assim, nosso espírito se enche de ânimo e sem receio de lutar para melhorar a situação, e com essa atitude, temos tudo a ganhar.
Isso faz sentido pra você? Lamentavelmente, milhares de pessoas têm arruinado as suas vidas com terríveis inquietações, por terem recusado a aceitar o pior, por terem recusado a remediar as adversidades. Ao invés de procurarem reconstruírem sua existência, empenham-se em amarga e violenta luta contra a experiência de crescer com os problemas que as advêm, e terminam vítimas de uma amarga melancolia. Jesus Cristo, o grande Mestre disse em João 16:33: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Jesus sabia, que sempre enfrentaríamos problemas e, para resolvê-los sem amargarmos nossa existência, teríamos que confiar n’Ele e termos bom ânimo, ter coragem para enfrentarmos as adversidades da vida. Em I Pedro 5:7 esta escrito que devemos lançar sobre Cristo toda nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós. Encare seus problemas de frente e confia suas preocupações ao Arquiteto do Universo e descansa n’Ele, porque Ele tem cuidado de você.